UEPB - Repositório Digital

A concepção do educador sobre psicomotricidade nas escolas municipais de Campina Grande-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Luciana Rodrigues de
dc.date.accessioned 2013-10-23T14:54:58Z
dc.date.available 2013-10-23T14:54:58Z
dc.date.issued 2013-10-23
dc.identifier.other CDD 370.155
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2144
dc.description Oliveira, L. R. de. A concepção do educador sobre psicomotricidade nas escolas municipais de Campina Grande-PB. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo apresenta a concepção do educador sobre psicomotricidade nas Escolas Municipais de Campina Grande-PB. Objetivou analisar a concepção dos educadores a respeito da psicomotricidade, sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem e identificar as atividades psicomotoras mais utilizadas. A pesquisa utilizada foi de campo descritivo, de caráter qualitativo, realizada em seis escolas do Núcleo XXVII com o total de 33 professores, através de um questionário composto de dados sóciodemográficos e de questões subjetivas relativas ao objeto de estudo. Os resultados apontaram que grande parte dos professores pesquisados possui curso em nível superior; idade entre 44 a 50 anos. Em relação à concepção de psicomotricidade o que mais se evidenciou foi à definição de psicomotricidade como “educação através do movimento” e como “uma ligação com o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional”. No tocante a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento da aprendizagem o que foi ressaltado com maior evidência foi que a psicomotricidade “trabalha corpo e mente”, abrange “elementos integrantes ao desenvolvimento humano” e é “inerente a qualquer aprendizagem”. Constatou-se que com as atividades psicomotoras mais utilizadas, os professores responderam que exploram “as atividades lúdicas”. Conclui-se que os professores precisam desenvolver cada vez mais atividades psicomotoras na sua prática educativa com o intuito de proporcionar ao aluno o desenvolvimento do corpo e da mente, visando o seu sucesso e progresso na melhoria da aprendizagem do aluno. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Adalgisa Rasia pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Psicomotricidade pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A concepção do educador sobre psicomotricidade nas escolas municipais de Campina Grande-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta