Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo identificar se os professores utilizam ou não a história
da matemática nas suas aulas. Para atingir ao objetivo desejado foi realizada uma pesquisa por
meio de um questionário realizado com alunos do 9º ano do ensino fundamental e professores
da disciplina de Matemática de uma Escola Privada localizada no município de Piancó- PB.
Através dos questionários aplicados constatou-se que a História da Matemática não é
apresentada dentro de sala de aula, devido ao grande currículo que tem que ser ministrado
anualmente. Utilizando a História da Matemática o professor consegue fazer uma
interdisciplinaridade, por meio da história se pode ir ao encontro de uma sociedade as suas
culturas, lugares e os seus costumes daquela época. A História da Matemática é fundamental
no processo de aprendizagem da matemática podendo assim auxiliar o professor a
desempenhar melhor seu papel no ensino e aprendizagem. A matemática não é algo já pronto,
vive em constante construção,pois com o passar do tempo, novas descobertas vão
acontecendo de acordo com a sociedade e suas necessidades atuais.
Descrição:
SILVA, E. I. Importância da história da matemática nas aulas de matemática. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.