Resumo:
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento metodológico para coleta de dados o questionário aberto realizado com um grupo de três professoras de uma creche pública na cidade de Massaranduba. Objetivamos nesse trabalho identificar a concepção que o professor da Educação Infantil atribui aos desenhos da criança e como, esses são realizados no cotidiano da sala de aula. Constatamos que a maioria das educadoras que participaram do questionário compreende que o desenho é uma atividade riquíssima para vários aspectos do desenvolvimento infantil. No entanto, essas produções são realizadas apenas de duas a três vezes por semana com a mediação da professora e, geralmente, para finalizar alguma produção escrita em sala de aula e/ou bimestres e, dessa maneira, não oportunizam momentos para o desenho livre. Teoricamente nos referendamos em autores a exemplo de KUHLMANN JR. (2011), BEILFUSS (2015), BOMBONATO e FARAGO (2016), CASTRO (2007) entre outros.
Descrição:
SABINO, F. A. T. O olhar do professor sobre o desenho da criança em uma creche na cidade de Massaranduba-PB. 2019. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.