Resumo:
O presente artigo tem por objetivo discutir a participação da família em práticas escolares, mais especificamente na Educação infantil, com vistas ao desenvolvimento da criança. Consideramos que a família é parte essencial do processo educativo escolar e, por conseguinte, nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Nosso estudo é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Nossa experiência docente na Educação Infantil, serviu de objeto de análise deste estudo. Nessa experiência, analisamos como um Projeto Didático Pedagógico, intitulado: “O aniversário do Seu Alfabeto”, desenvolvido com crianças da Educação Infantil, na faixa etária de 4/5 anos em uma instituição da rede particular de ensino, na cidade de Campina Grande/PB, pôde promover a interação da escola com a família, auxiliando no desenvolvimento infantil. Recorremos, nos fundamentos teóricos, a perspectivas consideradas interacionistas, de Jean Piaget e Lev Vygotsky, e a documentos oficiais, como a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que apontam a família como participante do processo educativo na formação integral do indivíduo, sendo esta dever do Estado e da própria família. Nossos estudos revelam que o projeto desenvolvido oportunizou tanto a interação da escola com a família, como pôde auxiliar no desenvolvimento infantil, estreitando as relações com os familiares e despertando o letramento através do uso da literatura infantil.
Descrição:
BATISTA, B. da S. A participação da família na escola e no desenvolvimento infantil: uma experiência com o projeto "Seu Alfabeto" numa turma da pré-escola. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.