UEPB - Repositório Digital

A participação da família na escola e no desenvolvimento infantil: uma experiência com o projeto "Seu Alfabeto" numa turma da pré escola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Batista, Bruna da Silva
dc.date.accessioned 2020-09-28T21:15:37Z
dc.date.available 2020-09-28T21:15:37Z
dc.date.issued 2020-03-11
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22313
dc.description BATISTA, B. da S. A participação da família na escola e no desenvolvimento infantil: uma experiência com o projeto "Seu Alfabeto" numa turma da pré-escola. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem por objetivo discutir a participação da família em práticas escolares, mais especificamente na Educação infantil, com vistas ao desenvolvimento da criança. Consideramos que a família é parte essencial do processo educativo escolar e, por conseguinte, nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Nosso estudo é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Nossa experiência docente na Educação Infantil, serviu de objeto de análise deste estudo. Nessa experiência, analisamos como um Projeto Didático Pedagógico, intitulado: “O aniversário do Seu Alfabeto”, desenvolvido com crianças da Educação Infantil, na faixa etária de 4/5 anos em uma instituição da rede particular de ensino, na cidade de Campina Grande/PB, pôde promover a interação da escola com a família, auxiliando no desenvolvimento infantil. Recorremos, nos fundamentos teóricos, a perspectivas consideradas interacionistas, de Jean Piaget e Lev Vygotsky, e a documentos oficiais, como a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que apontam a família como participante do processo educativo na formação integral do indivíduo, sendo esta dever do Estado e da própria família. Nossos estudos revelam que o projeto desenvolvido oportunizou tanto a interação da escola com a família, como pôde auxiliar no desenvolvimento infantil, estreitando as relações com os familiares e despertando o letramento através do uso da literatura infantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Glória Maria Leitão de Souza Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Relação família/escola pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.title A participação da família na escola e no desenvolvimento infantil: uma experiência com o projeto "Seu Alfabeto" numa turma da pré escola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta