UEPB - Repositório Digital

A interferência da liberdade educacional no índice de qualidade da educação dos países

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Farias, Thaise Barbosa do Rêgo
dc.date.accessioned 2020-12-04T19:38:20Z
dc.date.available 2020-12-04T19:38:20Z
dc.date.issued 2020-11-19
dc.identifier.other CDD 379.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22574
dc.description FARIAS, Thaise Barbosa do Rêgo. A Interferência da Liberdade Educacional no Índice de Qualidade da Educação dos Países. 2020.32f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O estudo objetiva analisar o nível de interferência da variável da liberdade educacional na qualidade educacional dos países. Para tanto, fez-se uma abordagem histórica acerca do surgimento do modelo de educação escolar obrigatória pelo mundo e a forma como esse modelo foi tratado por autores que examinam o tema. Em um plano mais específico, se evidenciou como a educação escolar obrigatória foi adotada na realidade brasileira, dando enfoque aos métodos construtivista e socioconstrutivista, baseados em uma educação para as massas, voltada para o coletivo e controlada pelo estado. Neste ínterim a educação domiciliar foi apresentada como um ponto de evidência de liberdade educacional, ao passo em que a pesquisa discutiu as questões jurídicas e práticas relativas à sua regulamentação no Brasil. Além da pesquisa bibliográfica, há uma pesquisa quantitativa, efetuada a partir do índice de educação dos países (PNUD) e o índice de liberdade de educação dos países (OIDEL). Conclui-se a partir da pesquisa bibliográfica que a liberdade educacional é um importante ponto a ser observado para melhorar a qualidade da educação. Já o tratamento dos dados relativos à variável dependente, qual seja, a qualidade da educação e o índice de liberdade de educação dos países, que se trata da variável independente, revela um nível considerável de correlação entre a liberdade educacional e a qualidade de educação. Demonstrou-se, estatisticamente, que a qualidade de educação dos países é influenciada pelo seu índice de liberdade educacional, de modo que, de acordo com o modelo estatístico proposto, quanto maior é o nível de liberdade educacional dos países, melhor tende a ser o seu desempenho no índice de qualidade educacional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof.Me. Jimmy Matias Nunes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Liberdade educacional pt_BR
dc.subject Qualidade educacional pt_BR
dc.subject Educação domiciliar pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.title A interferência da liberdade educacional no índice de qualidade da educação dos países pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta