Resumo:
O presente trabalho objetiva analisar a importância da vivência proporcionada pelo
Programa de Residência Pedagógica (PRP) no curso de Licenciatura em Pedagogia
da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), no período de agosto a
novembro de 2019, enfatizando a ressignificação dos processos educativos. O PRP
foi instituído pela Portaria de nº 38, de fevereiro de 2018, pelo Ministério da Educação
(MEC) com a colaboração da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES), com a finalidade de contribuir para a formação inicial de
estudantes de licenciaturas e para o desenvolvimento da educação básica brasileira,
bem como inovar os cursos de formação docente a partir da reflexão acerca das
vivências e da correlação entre teoria e prática. O Programa foi efetivado no período
de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Trata-se de uma pesquisa com abordagem
qualitativa nos parâmetros da observação participante, organizada em três etapas:
formação e preparação para imersão no ambiente escolar, com palestras, mesas
temáticas, reuniões e oficinas; observação participativa, com observação do ambiente
escolar (estrutura física, gestão, sujeitos, inter-relações - alunos, professores,
gestores e funcionários) e da sala de aula; regência de classe, ou seja, planejamento
e intervenção pedagógica. A Residência ocorreu em duas escolas, sendo uma de
Campina Grande e uma de Queimadas na Paraíba, todavia priorizamos para este
estudo a experiência da escola de Queimadas. Conclui-se que o programa nos
proporcionou reflexões sobre teoria e prática, a notabilidade do pedagogo nos
processos de ensino-aprendizagem, a importância da interdisciplinaridade e do
letramento na construção de conhecimento.
Descrição:
SILVA, F. B. da S. Programa de Residência Pedagógica: ressignificando os processos educativos. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.