UEPB - Repositório Digital

Programa de Residência Pedagógica: ressignificando os processos educativos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Fernanda Barbosa da
dc.date.accessioned 2020-12-07T23:20:10Z
dc.date.available 2020-12-07T23:20:10Z
dc.date.issued 2020-11-03
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22618
dc.description SILVA, F. B. da S. Programa de Residência Pedagógica: ressignificando os processos educativos. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho objetiva analisar a importância da vivência proporcionada pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), no período de agosto a novembro de 2019, enfatizando a ressignificação dos processos educativos. O PRP foi instituído pela Portaria de nº 38, de fevereiro de 2018, pelo Ministério da Educação (MEC) com a colaboração da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a finalidade de contribuir para a formação inicial de estudantes de licenciaturas e para o desenvolvimento da educação básica brasileira, bem como inovar os cursos de formação docente a partir da reflexão acerca das vivências e da correlação entre teoria e prática. O Programa foi efetivado no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa nos parâmetros da observação participante, organizada em três etapas: formação e preparação para imersão no ambiente escolar, com palestras, mesas temáticas, reuniões e oficinas; observação participativa, com observação do ambiente escolar (estrutura física, gestão, sujeitos, inter-relações - alunos, professores, gestores e funcionários) e da sala de aula; regência de classe, ou seja, planejamento e intervenção pedagógica. A Residência ocorreu em duas escolas, sendo uma de Campina Grande e uma de Queimadas na Paraíba, todavia priorizamos para este estudo a experiência da escola de Queimadas. Conclui-se que o programa nos proporcionou reflexões sobre teoria e prática, a notabilidade do pedagogo nos processos de ensino-aprendizagem, a importância da interdisciplinaridade e do letramento na construção de conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Francisca Pereira Salvino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Programa de Residência Pedagógica - PRP pt_BR
dc.subject Processo educativo pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Programa de Residência Pedagógica: ressignificando os processos educativos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta