Resumo:
Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo demonstrar as contribuições do Estágio Supervisionado para o professor em formação inicial, relacionar teoria e prática no Estágio Supervisionado; demonstrar o Estágio Supervisionado como um espaço de reflexão e pesquisa; apresentar as contribuições do Estágio Supervisionado para a formação da identidade docente e analisar o Estágio Supervisionado como formação inicial e continuada de professores. Este trabalho está organizado da seguinte maneira: foi apresentado um breve histórico do Estágio Supervisionado no Brasil; as diferentes concepções de Estágio e a nova concepção do mesmo; o Estágio Supervisionado e a sua contribuição na formação do professor pesquisador e reflexivo; o estágio e a construção da identidade do professor; a importância do Estágio Supervisionado para o professor em exercício e uma breve contextualização a formação continuada de professores. Para discorrer sobre estes pontos utilizamos como embasamento as teorias de Bueno (2007), Pimenta e Lima (2006), Pimenta e Lima (2017), Andrade (2009), Fernandes (2014), Martini (2010) e Barcelos e Coelho (2010).
Descrição:
SANTOS, R. E. dos. Reflexões sobre o estágio supervisionado para a formação docente. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.