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O gênero publicitário e o empoderamento feminino na perspectiva do dialogismo bahktiniano.

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dc.contributor.author Negreiros, Cellyane Sousa
dc.date.accessioned 2021-03-27T00:39:53Z
dc.date.available 2021-03-27T00:39:53Z
dc.date.issued 2019-11-27
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23244
dc.description NEGREIROS, C. S. O gênero publicitário e o empoderamento feminino na perspectiva do dialogismo bahktiniano. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O estudo aqui desenvolvido apresenta como objetivo analisar o discurso produzido por propagandas de cunho feministas na mídia brasileira. Partindo do conceito de dialogismoem Bakhtin (2006), a pesquisa procurou estabelecer, por meio de propagandas destinadas ao público feminino, como se dá a questão do empoderamento feminino. Para tanto, partimos dos discursos que aparecem nas Revistas Vogue Brasileira, Avon e na campanha, através de vídeo e versão impressa, da Ipanema, considerando o modo como a construção discursiva sobre o empoderamento feminino é apresentado nessas revistas, pois, por se tratarem de revistas que atentem a públicos diferentes, a forma como a discursividade do empoderamento vai aparecer será diferenciado, tomando como referência os seus consumidores. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, em que se analisou dois anúncios da Revista Vogue Brasil, dois da Revista Avon e uma campanha da Ipanema. Os resultados mostraram que a Vogue enuncia a partir dos estereótipos de beleza internalizados na sociedade, e, assim, a relação dialógica se estabelece através de uma discursividade que procura reproduzir os padrões de beleza vigentes e estereotipados no meio social. Já a Avon e a Ipanema apresentam outras possibilidades, que podem ser percebidas no reconhecimento de novas identidades, beleza, corpo e o que de fato se pode se considerar enquanto ser mulher e o próprio ato de empoderamento. Dessa forma, ficou clara a necessidade de se repensar o modo como essas mídias discursivizam a figura da mulher, pois mesmo querendo vender um produto, a maneira como a Vogue Brasil trabalha diz respeito à construção discursiva que reproduz a questão de um padrão de beleza estereotipado; o que vai em contrapartida a Avon e Ipanema que procuram apresentar discursos sobre o empoderamento quando abrem espaços para discutir beleza, corpos e identidades sem que se prenderem à estética pré-estabelecida. Pensar sobre a relação dialógica que se estabelece nos anúncios analisados diz respeito a observar como se constitui um discurso de empoderamento na materialidade enunciativa dessas mídias. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. José Domingos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dialogismo pt_BR
dc.subject Anúncio publicitário pt_BR
dc.subject Feminismo pt_BR
dc.subject Empoderamento feminino pt_BR
dc.title O gênero publicitário e o empoderamento feminino na perspectiva do dialogismo bahktiniano. pt_BR
dc.type Other pt_BR


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