Resumo:
A presente pesquisa refere-se a uma experiência desenvolvida com uma Turma do 3º Ano do Ensino Médio a partir da construção da representação dos Poliedros de Platão utilizando materiais manipuláveis e softwares de Geometria Dinâmica (GeoGebra e Poly). Assim, o objetivo dessa proposta é analisar os possíveis resultados ao trabalhar a representação dos Poliedros de Platão, a partir de materiais manipuláveis e softwares de Geometria, a fim de que os alunos possam compreender aspectos da Geometria Espacial e suas relações com a Geometria Plana. Para fundamentar teoricamente, nos apoiamos em Borba (2001), Lorenzato
(2006), Meira (2015), entre outros. Planejamos e desenvolvemos a pesquisa em três etapas específicas, por meio de intervenções na Turma. Dessa forma, ela se caracteriza como pesquisa qualitativa. Ao término, pudemos analisar que ainda há uma grande dificuldade por meio dos alunos na assimilação de conteúdos da Geometria. Entretanto, essa proposta surtiu efeitos relevantes no trabalho com Geometria Espacial, pois em cada etapa desenvolvida as atividades pareceram proveitosas, interativas e dinâmicas para os alunos.
Descrição:
SILVA, S. M. S. O estudo da geometria espacial por meio de materiais manipuláveis e softwares de geometria dinâmica: uma experiência com os poliedros de Platão. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.