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A pessoa com deficiência psicomotora na educação básica: para um novo ensino de história

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dc.contributor.author Lima, Ewennye Rhoze Augusto
dc.date.accessioned 2021-05-14T22:51:35Z
dc.date.available 2021-05-14T22:51:35Z
dc.date.issued 2020-10-26
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23471
dc.description LIMA, E. R. A. A pessoa com deficiência psicomotora na educação básica: para um novo ensino de história. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho é uma pesquisa que busca tratar do ensino de história para alunos com deficiência psicomotora. Tomamos como objetivo específico discutir sobre a educação na contemporaneidade e a partir dela pensar o lugar e representação da pessoa com deficiência psicomotora no campo do ensino de história na educação básica. Como objetivo específico estabelecemos a reflexão sobre as políticas de diversidade e nela pensar a inclusão escolar da pessoa com deficiência psicomotora no ensino de história e problematização se na educação básica, a partir de práticas educativas escolares, a pessoa com deficiência psicomotora é inclusa no cotidiano da sala de aula de história; Mediante estes aspectos propomos como questão de pesquisa a seguinte indagação: de que modo a abordagem da deficiência e da identidade da pessoa com deficiência pode ser refletido no campo do ensino de história?. Diante do exposto, e nos apoiando na pesquisa bibliográfica e documental, tomamos como aporte teórico autores como Bittencourt (2018) e Gaudenzi (2016), que mostram as dificuldades do ensino de história no Brasil assim como a importância de ressignificar o que supostamente seria deficiência psicomotora. Os documentos, tal qual a Base Nacional Comum Curricular (2017), também nos apontam as possibilidades da pessoa com deficiência psicomotora no âmbito educacional. Diante desta jornada, percebemos que, no Brasil, ainda não há a inserção de propostas educacionais inclusivas no ensino de história, que insiste em permanecer positivista e autoritário, centrado no professor. É necessário, desde já, revelarmos a importância deste estudo enquanto pioneiro na cidade de Campina Grande e região circunvizinha, o que lhe confere uma profunda relevância nos temas abordados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Deficiência psicomotora pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.title A pessoa com deficiência psicomotora na educação básica: para um novo ensino de história pt_BR
dc.type Other pt_BR


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