Resumo:
O presente artigo busca situar o panorama atual sobre as dificuldades apresentadas pelo professor como sujeito sociocultural abordado por Teixeira (1996) e sua formação continuada no ensino remoto, visando verificar qual a percepção dos professores sobre a relação entre a formação continuada e postura reflexiva por Abrahão (2012), e as dificuldades e vantagens relacionadas ao ensino de língua inglesa no período de ensino remoto, segundo Barton e Lee (2015). O estudo foi realizado por meio de questionários, aplicados via Google Forms a fim de coletar relatos mais precisos dos respondentes, tomando como base Gil (2008). Segundo os resultados obtidos, os respondentes afirmam que a formação continuada na Língua Inglesa é uma ferramenta de melhoria no ensino, e uma ação de reflexão sobre sua prática docente como afirmam Dutra e Mello (2001). Essa busca por aprimoramento profissional, para Almeida Filho (2014), é um investimento do docente na sua carreira profissional e, portanto, uma forma de tornar a educação mais qualitativa, com profissionais mais aptos para lidar com as adversidades da sala de aula.
Descrição:
MENDES, J. C. S. O professor como sujeito sociocultural e a formação continuada no ensino remoto. 2021. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.