Resumo:
A adoção das tecnologias digitais na educação visa tornar as aulas mais atrativas, prazerosas e dinâmicas e consequentemente, despertar o interesse e a curiosidade dos alunos. Com o objetivo de discutir acerca da utilização de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades nas aulas de Matemática, neste trabalho apresentamos uma pesquisa sobre o aplicativo de jogo Matemáticas. Para tanto, as possíveis possibilidades e limitações do uso deste aplicativo como recurso no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, pois tem como finalidade observar e projetar possíveis
métodos para auxiliar no ensino de Matemática. Assim, para efetivação da análise prática, com o uso do aplicativo de jogo Matemáticas, aproveitamos as intervenções propiciadas pelo Estágio Supervisionado III, desenvolvido em uma Turma do 3° Ano do Ensino Médio, para desenvolvermos atividades sobre os conteúdos trabalhados e compreender possíveis dificuldades apresentadas pelos alunos através do jogo. Os resultados apontam para viabilidade do uso da ferramenta, enquanto potencial para atividades em aulas de Matemática.
Descrição:
FARIAS, R. C. A utilização do jogo digital Matemáticas: uma possibilidade de dinamizar o ensino e a exploração de conceitos. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.