Resumo:
Ao estimular o uso do Pensamento Computacional para formular e solucionar problemas de maneira eficaz em sala de aula, o professor colabora com seus alunos no desenvolvimento de um conjunto de habilidades essenciais para os cidadãos do século XXI. No Brasil, recentemente, a Base Nacional Comum Curricular incluiu o Pensamento Computacional como uma aprendizagem básica a ser trabalhada desde o Ensino Fundamental dentro da área de Matemática. Sob tal perspectiva, surge a necessidade de refletir sobre a formação inicial e continuada do professor de Matemática para correta adoção do Pensamento Computacional em suas atividades didáticas. Dessa forma, esse trabalho visa investigar as potencialidades do Pensamento Computacional e como este vem sendo trabalhado no ensino de Matemática no Brasil, especialmente na formação de professores. Neste sentido, inicialmente realizamos um mapeamento sistemático da literatura com o objetivo identificar como a relação entre o Pensamento Computacional e a Matemática vem sendo trabalhada no Brasil. Um dos resultados obtidos com essa pesquisa foi a carência na oferta de cursos
de formação de professores de Matemática que visem a incorporação do Pensamento Computacional na sua prática pedagógica. Na sequência, desenvolvemos um estudo para identificar as percepções dos licenciandos em Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba sobre Pensamento Computacional. Apesar da maioria dos alegar não conhecer o termo, constatou-se um alto nível de concordância com relação a importância da inserção dos fundamentos básicos da Ciência da Computação
no ensino da Matemática com o intuito de preparar os alunos para lidar com problemas em diferentes contextos. Por fim, avaliamos as contribuições da realização de um curso de formação inicial e continuada para professores de Matemática que propôs a introdução do Pensamento Computacional baseado na programação de computadores através do desenvolvimento de atividades relacionadas com conteúdos matemáticos. Os resultados indicam que é um tema motivante e que atrai a atenção dos licenciandos e professores de Matemática. Contudo, apesar da conclusão do curso, alguns participantes alegam que não
sentem-se seguros para abordar o tema em sala de aula. Portanto, faz-se necessário refletir e discutir como o professor de Matemática está sendo formado para inserir o Pensamento Computacional através do ensino de Matemática.
Descrição:
FERREIRA, M. A. O pensamento computacional na formação de professores de matemática: contextualização e potencialidades. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.