Resumo:
A afetividade possibilita o fortalecimento das relações entre as pessoas, fazendo com que as mesmas se sintam mais confiantes em suas experiências, sejam elas, familiares, sociais ou escolares. Os vínculos afetivos tornam as vivências entre os indivíduos mais harmônicas e no ambiente escolar essa construção afetiva é essencial para a aprendizagem das crianças. O objetivo deste trabalho monográfico é analisar a importância da afetividade nas relações entre professor e aluno, levando em consideração a aprendizagem dos alunos. Como método, trata-se de uma revisão bibliográfica sobre a importância da afetividade na escola, utilizando como instrumentos para coleta de dados as referências bibliográficas de estudiosos que permitiram a base teórica que sustenta essa pesquisa. Onde dialogamos com os seguintes autores Wallon (1986), Piaget (1983), Arantes (2003), Antunes (2006), Almeida (1999), Lüdke (1986), Tassoni e Leite (2013). Assim, entende-se que a afetividade nas relações entre professor e aluno podem e devem ser construídas de maneira singela e dinâmica, reconstruindo os significados da aprendizagem e afetividade dentro do espaço educacional.
Descrição:
SILVA, A. F. da. A importância da afetividade na relação professor-aluno e na dinâmica escolar. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.