Resumo:
O presente estudo se caracteriza como um relato de experiência profissional de ledora para
estudantes com deficiência visual no Instituto Federal da Paraíba, campus Campina Grande.
Assim, o objetivo principal do presente trabalho é debater os desafios enfrentados pelos
ledores no acompanhamento aos estudantes com deficiência visual.
Utilizamos um relato de experiência como caminhos metodológicos. O material utilizado
foram registros rememorados pela pesquisadora em relação a sua atuação como ledora. Os
resultados indicaram que o trabalho do ledor para estudantes com deficiência visual vai além
de ler textos didáticos. Outras intervenções deste profissional, como adaptar recursos
pedagógicos e avaliação, assim como auxiliar os estudantes com deficiência visual no manejo
das TICs mediam no processo de ensino-aprendizagem destes estudantes. Portanto, a
intervenção pedagógica do ledor é um fator indispensável para os estudantes com deficiência
visual que esteja em um processo de inclusão educacional.
Descrição:
SILVA, F. F. da. A prática do ledor para estudantes cegos: relato de experiência. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.