Resumo:
O presente artigo visa descrever um conjunto de encontros, na sala de aula, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da leitura literária vivenciados com uma turma do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Cícero Virgíneo, localizada na cidade de Campina Grande/PB. Analisamos e discutimos, neste trabalho, a respeito dos limites e alcances vivenciados no projeto de extensão “O Ensino da Leitura de Gêneros Textuais no Ciclo de Alfabetização na Rede Municipal de Campina Grande/PB” PROBEX/UEPB 2017-2018 nos pontos relacionados à formação do leitor literário nos anos iniciais do ensino fundamental. Para este artigo, foram escolhidas as aulas referentes aos gêneros literário poesia e conto infantil, uma vez que, durante toda a extensão, foram trabalhados gêneros textuais diferentes. Para o desenvolvimento das atividades realizadas em sala de aula tomamos como base a sequência básica proposta por Cosson (2006) composta por quatro passos, a saber: motivação, introdução, leitura e interpretação. Utilizamos, nas aulas, dois poemas escritos por Souza (2016, 2018). Como considerações finais foi apontado a respeito do trabalho realizado, os resultados obtidos, como também nossa análise e explanação sobre o que pode ser melhorado nos próximos trabalhos em relação a leitura literária e as sequências didáticas.
Descrição:
SILVA, R. E. D. O ensino da leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental: um relato de experiência. 2019. 24p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação, 2021.