UEPB - Repositório Digital

O ensino da leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental: um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Rossana Emanuele Dias da
dc.date.accessioned 2021-07-07T10:29:53Z
dc.date.available 2021-07-07T10:29:53Z
dc.date.issued 2019-06-05
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23978
dc.description SILVA, R. E. D. O ensino da leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental: um relato de experiência. 2019. 24p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo visa descrever um conjunto de encontros, na sala de aula, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da leitura literária vivenciados com uma turma do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Cícero Virgíneo, localizada na cidade de Campina Grande/PB. Analisamos e discutimos, neste trabalho, a respeito dos limites e alcances vivenciados no projeto de extensão “O Ensino da Leitura de Gêneros Textuais no Ciclo de Alfabetização na Rede Municipal de Campina Grande/PB” PROBEX/UEPB 2017-2018 nos pontos relacionados à formação do leitor literário nos anos iniciais do ensino fundamental. Para este artigo, foram escolhidas as aulas referentes aos gêneros literário poesia e conto infantil, uma vez que, durante toda a extensão, foram trabalhados gêneros textuais diferentes. Para o desenvolvimento das atividades realizadas em sala de aula tomamos como base a sequência básica proposta por Cosson (2006) composta por quatro passos, a saber: motivação, introdução, leitura e interpretação. Utilizamos, nas aulas, dois poemas escritos por Souza (2016, 2018). Como considerações finais foi apontado a respeito do trabalho realizado, os resultados obtidos, como também nossa análise e explanação sobre o que pode ser melhorado nos próximos trabalhos em relação a leitura literária e as sequências didáticas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Fabiola Mônica da Silva Gonçalves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Leitura Literária pt_BR
dc.subject Processo Ensino/Aprendizagem pt_BR
dc.title O ensino da leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental: um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta