UEPB - Repositório Digital

O gênero romance nas aulas de literatura: uma proposta de letramento literário com a obra Ponciá Vicênio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ramos, Railma Ferreira
dc.date.accessioned 2021-07-12T00:11:15Z
dc.date.available 2021-07-12T00:11:15Z
dc.date.issued 2021-05-26
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23991
dc.description RAMOS, R. F. O gênero romance nas aulas de literatura: uma proposta de letramento literário com a obra Ponciá Vicêncio. 2021. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Letras- Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A presente monografia buscou fomentar discussões acerca da necessária ampliação do espaço destinado à literatura afro-brasileira na educação básica. O estudo apresenta sugestões de trabalho com o gênero romance, especificamente a obra Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo (2003), de modo a promover o letramento literário e transformar a sala de aula em um lugar de compartilhamento, leitura e debate. Para alcançar tais propósitos, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica da qual merecem destaque os pressupostos teóricos de autores que discutem, sobretudo, o letramento literário, o gênero romance e o racismo, tais como: Cosson (2016); Dalcastagné (2012); Luckács (2000); Bakhtin (2014); os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (PARAÍBA, 2006), Almeida (2018); entre outros. Também pesquisou-se a coleção de livros intitulada de Português contexto, interlocução e sentido, das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara, publicada no ano 2016, com o fim de observar a presença ou não de textos literários de autoria negra neste que é um dos principais instrumentos de ensino nas escolas, o livro didático. Além disso, uma breve leitura crítica do romance em perspectiva foi realizada, debatendo alguns aspectos sobre a representação da identidade negra na obra de Evaristo. Ao final da pesquisa, concluiu-se a importância do desenvolvimento de um trabalho com a leitura literária centrado no estudo de textos integrais e que contemplem a diversidade das perspectivas culturais que constituem o corpus literário para a formação humana e subjetiva do leitor. Além disso, constatou-se a relevância de transformar as aulas de literatura em espaço de discussão das questões raciais, a partir do universo ficcional que, pelo recorte da experiência humana e pela linguagem que a delineia, compartilha maneiras de interagir com o mundo e estimula o leitor a tomar parte criticamente nessa interação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kalina Naro Guimarães pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura afro-brasieira pt_BR
dc.subject Romance pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.title O gênero romance nas aulas de literatura: uma proposta de letramento literário com a obra Ponciá Vicênio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta