Resumo:
A presente monografia buscou fomentar discussões acerca da necessária ampliação
do espaço destinado à literatura afro-brasileira na educação básica. O estudo
apresenta sugestões de trabalho com o gênero romance, especificamente a obra
Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo (2003), de modo a promover o letramento
literário e transformar a sala de aula em um lugar de compartilhamento, leitura e
debate. Para alcançar tais propósitos, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica da qual
merecem destaque os pressupostos teóricos de autores que discutem, sobretudo, o
letramento literário, o gênero romance e o racismo, tais como: Cosson (2016);
Dalcastagné (2012); Luckács (2000); Bakhtin (2014); os Referenciais Curriculares
para o Ensino Médio da Paraíba (PARAÍBA, 2006), Almeida (2018); entre outros.
Também pesquisou-se a coleção de livros intitulada de Português contexto,
interlocução e sentido, das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M.
Abaurre e Marcela Pontara, publicada no ano 2016, com o fim de observar a presença
ou não de textos literários de autoria negra neste que é um dos principais instrumentos
de ensino nas escolas, o livro didático. Além disso, uma breve leitura crítica do
romance em perspectiva foi realizada, debatendo alguns aspectos sobre a
representação da identidade negra na obra de Evaristo. Ao final da pesquisa,
concluiu-se a importância do desenvolvimento de um trabalho com a leitura literária
centrado no estudo de textos integrais e que contemplem a diversidade das
perspectivas culturais que constituem o corpus literário para a formação humana e
subjetiva do leitor. Além disso, constatou-se a relevância de transformar as aulas de
literatura em espaço de discussão das questões raciais, a partir do universo ficcional
que, pelo recorte da experiência humana e pela linguagem que a delineia, compartilha
maneiras de interagir com o mundo e estimula o leitor a tomar parte criticamente nessa
interação.
Descrição:
RAMOS, R. F. O gênero romance nas aulas de literatura: uma proposta de letramento literário com a obra Ponciá Vicêncio. 2021. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Letras- Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.