dc.description.abstract |
O presente artigo objetiva analisar, a concepção dos alunos e alunas do ensino Médio de uma
Escola Estadual localizada na cidade de Puxinanã sobre a Diversidade sexual no espaço
escolar, nosso objetivo foi analisar se nesse espaço escolar há violações de direitos humanos
no que se refere a diversidade sexual, e propormos perspectivas para se educar em direitos
humanos. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, onde recorremos à consulta
bibliográfica. A pesquisa estruturou-se a partir de um questionário de 10 (dez) perguntas,
respondidas por 12 estudantes do ensino médio com idade entre 15 e 20 anos. Desse
questionário foram selecionadas (sete) questões, para que pudéssemos analisar. Observa-se a
partir da análise dos resultados da pesquisa que há urgentemente a necessidade de se trabalhar
os direitos humanos na escola, ou seja, uma educação para e em direitos Humanos, pois,
mesmo os alunos e alunas afirmando não serem preconceituosos, verificou-se que as praticas
não condizem com seus discursos, pois afirmam ser a escola um lugar de preconceito,
discriminação e violência contra estudantes LGBTT. Conclui-se que debates e discussões
sobre Violações aos Direitos Humanos são necessários no espaço escolar, havendo a
necessidade urgente de se abordar temáticas voltadas a atender aos grupos vulneráveis, tais
como negros, mulheres, idosos, crianças e em especial, LGBTT, alvo desse trabalho. A busca
pelo reconhecimento e valorização de uma sociedade plural e como consequência o respeito a
diversidade sexual, é um tema de total relevância para ser abordado não somente na escola
pesquisada, mas em todas. |
pt_BR |