Resumo:
Este artigo objetiva mostrar as narrativas (Charges e Tira) presentes nos livros didáticos
de Língua Portuguesa visto que esses textos são abordados em sala de aula como
ferramentas de ensino-aprendizagem. Para nossa análise foram selecionados 06 (seis)
livros didáticos (2009), sendo 03 (três) do ensino fundamental II, da coleção
“Português: idéias & linguagens” das autoras Dileta Delmanto e Maria da Conceição
Castro, e 03 (três) do ensino médio, da coleção “Novas Palavras”, de autoria de Emília
Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio. A base teórica segue a de
Marcuschi (2002-2008), Schneuwly (2004), Dolz (2004), Bakhtin (1997 – 1994) e Koch
(2002), os quais tratam da noção de gêneros textuais. De modo que será abordada a
forma como cada autor define e classifica os gêneros textuais. Em seguida, se
apresentará a maneira como os gêneros textuais em estudo são utilizados em sala de
aula, tendo como base o uso dos livros didáticos de Língua Portuguesa.
Descrição:
Nascimento, K. H. do. Uma abordagem dos gêneros charge e tira nos
livros didáticos de português. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.