Resumo:
A revolução industrial trouxe grandes inovações tecnológicas no próprio setor
industrial, no meio científico e educacional. Período este que causou mudanças
significativas no processo produtivo e nas relações de trabalho. Destarte, tais
meios tecnológicos garantiram espaço e utilidade em quase todas as áreas da
vida humana, permitindo à sociedade desempenhar suas atividades de forma
rápida. Logo, foram esses acontecimentos que impulsionaram a criação de
novas ferramentas pedagógicas no âmbito escolar ampliando, assim, as
possibilidades de ensino. O cinema foi uma dessas inovações que
repercutiram diretamente no modo de vida das pessoas, sendo ele uma
ferramenta de entretenimento e conhecimento. A escola, como instituição
formadora e propagadora de conhecimento não poderia ficar de fora das
utilidades que esse aparato pode proporcionar, principalmente nas aulas de
literatura, pois a utilização desta ferramenta abre um leque de possibilidades no
modo de se trabalhar o texto literário. O principal objetivo dessa pesquisa é
discutir a abordagem didática do texto literário, tendo como apoio pedagógico
o uso do ‘’cinema’’. mais especificamente, pretendemos discutir a possibilidade
de trabalhar conteúdos literários de forma leve e atrativa. Para tanto, o estudo
se configura como uma pesquisa qualitativa-bibliográfica e está fundamentado
em vários autores como: Ismail Xavier (2008), Moura (2007), Silva (2008),
Freire (1996), entre outros. A pesquisa nos permite observar como é rico aliar
esse meio tecnológico ao contexto de uma aula literária, pois através dela são
instigadas certas habilidades do aluno, como o raciocínio lógico e a forma de
se posicionar diante de perspectivas distintas.
Descrição:
BARBOSA, G. M. O cinema como ferramenta pedagógica nas aulas de literatura. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021