UEPB - Repositório Digital

O cinema como ferramenta pedagógica nas aulas de literatura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Gessicleide Maria
dc.date.accessioned 2021-08-12T00:14:16Z
dc.date.available 2021-08-12T00:14:16Z
dc.date.issued 2021-06-01
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24251
dc.description BARBOSA, G. M. O cinema como ferramenta pedagógica nas aulas de literatura. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021 pt_BR
dc.description.abstract A revolução industrial trouxe grandes inovações tecnológicas no próprio setor industrial, no meio científico e educacional. Período este que causou mudanças significativas no processo produtivo e nas relações de trabalho. Destarte, tais meios tecnológicos garantiram espaço e utilidade em quase todas as áreas da vida humana, permitindo à sociedade desempenhar suas atividades de forma rápida. Logo, foram esses acontecimentos que impulsionaram a criação de novas ferramentas pedagógicas no âmbito escolar ampliando, assim, as possibilidades de ensino. O cinema foi uma dessas inovações que repercutiram diretamente no modo de vida das pessoas, sendo ele uma ferramenta de entretenimento e conhecimento. A escola, como instituição formadora e propagadora de conhecimento não poderia ficar de fora das utilidades que esse aparato pode proporcionar, principalmente nas aulas de literatura, pois a utilização desta ferramenta abre um leque de possibilidades no modo de se trabalhar o texto literário. O principal objetivo dessa pesquisa é discutir a abordagem didática do texto literário, tendo como apoio pedagógico o uso do ‘’cinema’’. mais especificamente, pretendemos discutir a possibilidade de trabalhar conteúdos literários de forma leve e atrativa. Para tanto, o estudo se configura como uma pesquisa qualitativa-bibliográfica e está fundamentado em vários autores como: Ismail Xavier (2008), Moura (2007), Silva (2008), Freire (1996), entre outros. A pesquisa nos permite observar como é rico aliar esse meio tecnológico ao contexto de uma aula literária, pois através dela são instigadas certas habilidades do aluno, como o raciocínio lógico e a forma de se posicionar diante de perspectivas distintas. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Ensino literário pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title O cinema como ferramenta pedagógica nas aulas de literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta