Resumo:
As Histórias em Quadrinhos (HQs) constituem-se como um gênero textual que pode ser
motivador da leitura em sala de aula, uma vez que muito tem a contribuir com os projetos
pedagógicos das escolas, em especial, no ensino fundamental. Diante do exposto,
apresentamos como objetivo desta pesquisa identificar as estratégias utilizadas por leitores
para compreensão das HQs em um 6ª ano do ensino fundamental. Nosso trabalho está
respaldado em estudos teóricos divulgados por Bakhtin (1997), Koch e Elias (2009),
Mendonça (2005), Marcuschi (2008, 2005), dentre outros. É relevante ressaltar que nosso
interesse com o estudo das HQs se justifica quando passamos a entender que tais histórias se
constituem por ser um gênero textual em que podemos ter contato com textos verbais e com
não-verbais; e esta junção faz com que se trabalhe, também, a interpretação do não-verbal
inserido na criatividade de cada um, possibilitando para os docentes um trabalho satisfatório
dentro da sala de aula. Nosso trabalho se caracteriza como pesquisa-ação, de natureza
qualitativa e abordagem interpretativa. A pesquisa foi realizada em uma turma do 6º ano de
uma escola pública localizada na cidade de Puxinanã – PB. Os resultados da intervenção
mostram que os alunos envolvidos puderam alcançar novas possibilidades de relacionamento
com a língua em uso, desenvolvendo a capacidade de leitura ao entrarem em contato com
personagens de um universo imaginário e lúdico.
Descrição:
Guimarães, I. C. G. Da imagem à palavra: leitura e escrita de
histórias em quadrinhos na sala de aula. 2012. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.