UEPB - Repositório Digital

Da imagem à palavra : leitura e escrita de histórias em quadrinhos na sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Guimarães, Izabel Cristina Gouveia
dc.date.accessioned 2013-11-20T19:44:51Z
dc.date.available 2013-11-20T19:44:51Z
dc.date.issued 2013-11-20
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2439
dc.description Guimarães, I. C. G. Da imagem à palavra: leitura e escrita de histórias em quadrinhos na sala de aula. 2012. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract As Histórias em Quadrinhos (HQs) constituem-se como um gênero textual que pode ser motivador da leitura em sala de aula, uma vez que muito tem a contribuir com os projetos pedagógicos das escolas, em especial, no ensino fundamental. Diante do exposto, apresentamos como objetivo desta pesquisa identificar as estratégias utilizadas por leitores para compreensão das HQs em um 6ª ano do ensino fundamental. Nosso trabalho está respaldado em estudos teóricos divulgados por Bakhtin (1997), Koch e Elias (2009), Mendonça (2005), Marcuschi (2008, 2005), dentre outros. É relevante ressaltar que nosso interesse com o estudo das HQs se justifica quando passamos a entender que tais histórias se constituem por ser um gênero textual em que podemos ter contato com textos verbais e com não-verbais; e esta junção faz com que se trabalhe, também, a interpretação do não-verbal inserido na criatividade de cada um, possibilitando para os docentes um trabalho satisfatório dentro da sala de aula. Nosso trabalho se caracteriza como pesquisa-ação, de natureza qualitativa e abordagem interpretativa. A pesquisa foi realizada em uma turma do 6º ano de uma escola pública localizada na cidade de Puxinanã – PB. Os resultados da intervenção mostram que os alunos envolvidos puderam alcançar novas possibilidades de relacionamento com a língua em uso, desenvolvendo a capacidade de leitura ao entrarem em contato com personagens de um universo imaginário e lúdico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Manassés Morais Xavier pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Lingüística aplicada pt_BR
dc.subject História em quadrinhos pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Didática de ensino pt_BR
dc.title Da imagem à palavra : leitura e escrita de histórias em quadrinhos na sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta