Resumo:
A história da pessoa surda na sociedade é marcada por diversos acontecimentos. Não
obstante a isso, a educação de surdos traz diversos embates, lutas e avanços, que
ao longo dos anos tem se estruturado de forma a garantir o acesso e permanência
dos(as) alunos(as) com surdez na escola. A presente pesquisa tem como objetivo
principal compreender histórica e politicamente o processo de educação de alunos(as)
surdos no município de Aroeiras/PB, buscando entender como essas pessoas são
assistidas no âmbito educacional e determinada escola tem apoiado e desenvolvido
suas atividades pedagógicas a fim de garantir uma educação de qualidade às pessoas
surdas. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, e como
instrumentos metodológicos para a coleta de dados utilizou-se a historiografia e a
entrevista. Participou dessa pesquisa, uma profissional da educação e funcionária da
escola, que atua há cerca de 8 (oito) anos na educação especial. Os resultados
obtidos dizem respeito a importância de uma boa formação docente para trabalhar
com a educação especial e inclusiva; a necessidade de ter ambientes educacionais
bem estruturados e capazes de atender as necessidades de seus alunos; a família é
um importante aliado na construção do conhecimento e aprendizagem do(a) aluno(a)
com surdez, a qual precisa manter laços com a escola para obter bons resultados.
Concluímos com esse estudo que mesmo diante de uma história que revele avanços,
ainda há muito a se fazer para garantir de fato uma educação eficiente às pessoas
com surdez; que é preciso o empenho de toda a sociedade na construção de uma
educação que abranja a todos.
Descrição:
SOUZA, M. G. B. Educação e Surdez: discutindo propostas educacionais para a pessoa surda. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.