Resumo:
No contexto educacional do Brasil, os alunos enfrentam a seleção unificada do Enem (Exame
Nacional do Ensino Médio) para conseguirem ingressar nos diversos cursos de nível superior.
Assim, dentro deste processo, todos os discentes devem produzir um texto dissertativo argumentativo. Esta investigação justifica-se pela extrema relevância acerca da oportunidade
de analisar e de refletir sobre procedimentos metodológicos utilizados no processo de escrita
textual. Isto posto, objetivamos, neste artigo, analisar as intervenções metodológicas,
realizadas pela professora-pesquisadora em formação inicial, durante a reescrita do texto
redação do Enem, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Especificamente, (i) pontuar os
tipos de interações utilizadas pelo professor durante a metodologia aplicada para a reescrita do
texto e (ii) identificar o tipo de reescrita que mais contribuiu para o desenvolvimento da
progressão temática. Inseridas na área da Linguística Aplicada (LA), buscamos as
contribuições teóricas do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), representado por Bronckart
(1999; 2006); Scheneuwly, Dolz e Noverraz (2004), Bazarim (2009) e Pereira e Leite (2010).
Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa intervencionista.
Os dados gerados para a análise são produções escritas e reescritas, de cinco alunos, do 3º ano
do ensino médio, inseridos em uma escola particular, onde a professora-pesquisadora leciona.
Foram escolhidos os textos de dois alunos para pautarem nossa análise, levando em
consideração o critério de um ter participado do exame, em outros anos, e o outro nunca ter
feito a prova, pois o conhecimento prévio acerca do gênero solicitado intervém, diretamente,
no processo de escrita. Durante a análise foi observado a progressão temática, sob o aspecto
textual da informatividade. Os resultados apontam um caráter mais satisfatório no texto
reescrito de forma coletiva, por meio da interação um-para-muitos, e a importância dos alunos
começarem a compreender a produção textual como processo, aspectos esses que
contribuíram para a autorreflexão do professor-pesquisador sobre o seu agir docente, em um
contexto real de ensino.
Descrição:
MACEDO, A. B. A. A produção textual no contexto de preparação para o ENEM: um olhar para o procedimento metodológico da reescrita. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.