Resumo:
A Geografia como ciência atrelada a estudar o espaço produzido e transformado pelo homem, se constitui como disciplina nos currículos escolares no oferecimento de um conhecimento sistematizado para a formação do cidadão que compreende o mundo no qual ele está inserido. Dessa forma, o professor de geografia precisa buscar formas para construir o conhecimento através de metodologias que favoreçam um relacionamento com a realidade presente no espaço do aluno. Nessa perspectiva, a pesquisa escolar de cunho científico se torna objeto de estudo para esse trabalho, tendo como objetivo analisar a importância da pesquisa científica como instrumento educativo para o ensino de Geografia para a formação de sujeitos críticos do seu espaço. A metodologia que norteia essa análise está pautada em uma discussão a partir do método dialético, em uma abordagem qualitativa, organizada a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Dessa forma podemos compreender que a pesquisa escolar organiza um espaço propício para colocar o aluno no centro da aprendizagem, dentro do protagonismo de buscar seu conhecimento a partir de métodos de análise do espaço e solução de problemas. Embora dentro das escolas haja dificuldades de aplicar um estudo científico pragmático, é necessário que haja uma mudança do ensino de Geografia que aproxime o aluno daquilo que é ensinado a aquilo que é vivenciado por eles no mundo ao seu redor.
Descrição:
MARQUES, R. M. A pesquisa científica no ensino básico: uma relação de importância para a formação de sujeitos críticos do espaço vivido. 2021. 50 f. Monografia (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.