UEPB - Repositório Digital

A pesquisa científica no ensino básico: uma relação de importância para a formação de sujeitos críticos do espaço vivido

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Marques, Rubens Martins
dc.date.accessioned 2021-10-19T22:19:38Z
dc.date.available 2021-10-19T22:19:38Z
dc.date.issued 2021-08-31
dc.identifier.issn CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24974
dc.description MARQUES, R. M. A pesquisa científica no ensino básico: uma relação de importância para a formação de sujeitos críticos do espaço vivido. 2021. 50 f. Monografia (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A Geografia como ciência atrelada a estudar o espaço produzido e transformado pelo homem, se constitui como disciplina nos currículos escolares no oferecimento de um conhecimento sistematizado para a formação do cidadão que compreende o mundo no qual ele está inserido. Dessa forma, o professor de geografia precisa buscar formas para construir o conhecimento através de metodologias que favoreçam um relacionamento com a realidade presente no espaço do aluno. Nessa perspectiva, a pesquisa escolar de cunho científico se torna objeto de estudo para esse trabalho, tendo como objetivo analisar a importância da pesquisa científica como instrumento educativo para o ensino de Geografia para a formação de sujeitos críticos do seu espaço. A metodologia que norteia essa análise está pautada em uma discussão a partir do método dialético, em uma abordagem qualitativa, organizada a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Dessa forma podemos compreender que a pesquisa escolar organiza um espaço propício para colocar o aluno no centro da aprendizagem, dentro do protagonismo de buscar seu conhecimento a partir de métodos de análise do espaço e solução de problemas. Embora dentro das escolas haja dificuldades de aplicar um estudo científico pragmático, é necessário que haja uma mudança do ensino de Geografia que aproxime o aluno daquilo que é ensinado a aquilo que é vivenciado por eles no mundo ao seu redor. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Antonio Albuquerque da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pesquisa pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Ensino básico pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.title A pesquisa científica no ensino básico: uma relação de importância para a formação de sujeitos críticos do espaço vivido pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta