dc.description.abstract |
Os projetos de extensão universitária, um dos três pilares das universidades, igualmente importante ao ensino e à pesquisa, é, também, o que proporciona ações devolutivas e aproximações com a sociedade e, por conseguinte, com suas nuances. Essas relações e aproximações podem contribuir com a formação profissional numa perspectiva integral de discentes engajados, os extensionistas. Nesse sentido, este estudo compromete-se a analisar as contribuições do Projeto de Extensão “Mulheres na Liderança” (PEML), UEPB, para formação profissional de estudantes do curso Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, Campina Grande. Aportamo-nos em obras que versam sobre a importância dos projetos de extensão para a formação profissional, as lutas das mulheres pela igualdade de gênero, além de documentos normativos referentes às políticas públicas de educação, extensão universitária. Os procedimentos metodológicos adotados fundamentam-se nos princípios da pesquisa documental, do tipo descritiva e de abordagem qualitativa. Desse modo, utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário misto, aplicado a uma amostra de 11 extensionistas do PEML/UEPB. As ações do projeto têm proporcionado um olhar mais humanizado e sensível por parte das extensionistas em relação à vulnerabilidade das mulheres em meio a uma sociedade machista e patriarcal. Além, de fomentar o protagonismo feminino, isto é, as mulheres na liderança. |
pt_BR |