Resumo:
A necessidade de mudanças de hábitos e de metodologias de ensino é algo real e bastante discutido na academia e nas escolas de educação básica brasileiras e de outros países. Neste sentido, o perfil do alunado, em sua maioria nativos digitais, também torna urgente mudanças no tocante aos processos de ensino e aprendizagem e aos seus elementos constitutivos, tais como os conteúdos, as metodologias e os recursos didáticos. Nesta perspectiva, a Universidade Estadual da Paraíba realizou convênio com a empresa Google para utilização do serviço GSuite e da plataforma Google For Education, cujo início ocorreu em março1 de 2020, coincidindo com a adoção do ensino remoto emergencial. Esta foi uma medida para conter a pandemia da doença COVID-19, mais especificamente no período 2020.1, ofertado de abril a dezembro de 2020, conforme a Instrução Normativa RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE nº 01 de 17 de março de 2020 e RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/229, de 26/06/2020. Este trabalho objetiva analisar como a plataforma Google For Education vem sendo utilizada para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, durante a suspensão de aulas presenciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com procedimentos metodológicos do estudo de caso, que teve como instrumento de coleta de dados, enviados aos/as professores/as e a discentes do décimo período (noturno) do curso, através de e-mail institucional. Conclui-se que a plataforma Google For Education contribui significativamente para o processo de ensino aprendizagem durante o ensino remoto, principalmente, quanto às possibilidades de uso de metodologias ativas, todavia percebe-se que há uma lacuna entre o que a ferramenta oferece e as formas como os professores a aplicam em sua prática pedagógica.
Descrição:
Santos, R. D. A plataforma Google For Education como recurso pedagógico no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/CAMPUS I). 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.