UEPB - Repositório Digital

A plataforma Google For Education como recurso pedagógico no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/CAMPUS I)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Roseanny Dantas dos
dc.date.accessioned 2021-11-22T21:26:22Z
dc.date.available 2021-11-22T21:26:22Z
dc.date.issued 2020-12-14
dc.identifier.issn CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25311
dc.description Santos, R. D. A plataforma Google For Education como recurso pedagógico no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/CAMPUS I). 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A necessidade de mudanças de hábitos e de metodologias de ensino é algo real e bastante discutido na academia e nas escolas de educação básica brasileiras e de outros países. Neste sentido, o perfil do alunado, em sua maioria nativos digitais, também torna urgente mudanças no tocante aos processos de ensino e aprendizagem e aos seus elementos constitutivos, tais como os conteúdos, as metodologias e os recursos didáticos. Nesta perspectiva, a Universidade Estadual da Paraíba realizou convênio com a empresa Google para utilização do serviço GSuite e da plataforma Google For Education, cujo início ocorreu em março1 de 2020, coincidindo com a adoção do ensino remoto emergencial. Esta foi uma medida para conter a pandemia da doença COVID-19, mais especificamente no período 2020.1, ofertado de abril a dezembro de 2020, conforme a Instrução Normativa RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE nº 01 de 17 de março de 2020 e RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/229, de 26/06/2020. Este trabalho objetiva analisar como a plataforma Google For Education vem sendo utilizada para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, durante a suspensão de aulas presenciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com procedimentos metodológicos do estudo de caso, que teve como instrumento de coleta de dados, enviados aos/as professores/as e a discentes do décimo período (noturno) do curso, através de e-mail institucional. Conclui-se que a plataforma Google For Education contribui significativamente para o processo de ensino aprendizagem durante o ensino remoto, principalmente, quanto às possibilidades de uso de metodologias ativas, todavia percebe-se que há uma lacuna entre o que a ferramenta oferece e as formas como os professores a aplicam em sua prática pedagógica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Francisca Pereira Salvino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologias educacionais pt_BR
dc.subject Google For Education pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Recurso pedagógico pt_BR
dc.title A plataforma Google For Education como recurso pedagógico no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/CAMPUS I) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta