Resumo:
As medidas cautelares introduzidas pela Lei n.º 12.403/2011 foram um instituto inovador para
permitir o desencarceramento dos presos provisórios no Brasil. Tais medidas são instrumentos à disposição do julgador para garantir a instrução criminal e a futura aplicação da lei penal. O estudo presente traz uma breve reflexão sobre como o Tribunal de Justiça da Paraíba tem aplicado as medidas cautelares ou tem deixado de as implementar nos casos de crimes de homicídio. O trabalho se debruçou sobre as decisões emitidas pelo corte entre 2015 e 2018 e verificou as fundamentações utilizadas pelos magistrados para concessão e negativa de tais medidas acauteladoras. Foi constatado que as medidas cautelares ainda não são a regra na
práxis do Tribunal e que diversos fatores são considerados quando da aplicação dos referidos institutos: condições pessoais do réu, condições da prática do crime, temor público, reiteração delitiva e demora injustificada da instrução criminal. A pesquisa foi bibliográfica, exploratória, empírica e se concentrou nas decisões publicadas no sítio do Tribunal na rede mundial de computadores.
Descrição:
NASCIMENTO, Thiago Lemos do.A aplicação das medidas cautelares diversas da prisão
pelo tribunal de justiça da paraíba nos crimes de homicídio. 2019. 60f. Monografia (Especialização em Prática Jurídica). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.