Resumo:
O presente trabalho tem como contribuição refletir sobre a formação docente e práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal José Francisco Bezerra, localizada no Sítio Catolé municipalidade de Queimadas-PB. A preocupação central é compreender se os conhecimentos geográficos adquiridos na vida acadêmica dos professores proporcionam a construção de uma prática docente significativa, que contribua para promover a alfabetização geográfica dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Para alcançarmos os objetivos propostos, realizamos pesquisa utilizando autores como: Callai (2005), Cavalcanti (1998), Straforini (2002), que retrata a problemática do ensino de Geografia nos anos iniciais e a formação docente. Este trabalho apresenta uma abordagem quanti-qualitativa, com a utilização do método indutivo, o procedimento metodológico que norteou o desenvolvimento da pesquisa, é pautado na pesquisa de campo a partir da análise de dados coletados da pesquisa realizada com os professores/pesquisados. A sistematização de nossas observações e dados coletados nos permite ressaltar a importância da preparação, qualificação e formação continuada dos professores pedagogos, para que estejam preparados para a prática docente, possibilitando a alfabetização geográfica aos alunos dos anos iniciais do ensino sendo está basilar para as de mais séries do ensino fundamental, construindo um ensino aprendizagem de geografia significativo.
Descrição:
MIRANDA, G. A. B. M. O ensino da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre formação docente e práticas pedagógicas em uma escola do campo de Queimadas-PB. 202. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.