UEPB - Repositório Digital

O ensino da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre formação docente e práticas pedagógicas em uma escola do campo de Queimadas-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Miranda, Gislayne Aparecida Barbosa
dc.date.accessioned 2022-01-05T22:41:27Z
dc.date.available 2022-01-05T22:41:27Z
dc.date.issued 2021-07-08
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25411
dc.description MIRANDA, G. A. B. M. O ensino da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre formação docente e práticas pedagógicas em uma escola do campo de Queimadas-PB. 202. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como contribuição refletir sobre a formação docente e práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal José Francisco Bezerra, localizada no Sítio Catolé municipalidade de Queimadas-PB. A preocupação central é compreender se os conhecimentos geográficos adquiridos na vida acadêmica dos professores proporcionam a construção de uma prática docente significativa, que contribua para promover a alfabetização geográfica dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Para alcançarmos os objetivos propostos, realizamos pesquisa utilizando autores como: Callai (2005), Cavalcanti (1998), Straforini (2002), que retrata a problemática do ensino de Geografia nos anos iniciais e a formação docente. Este trabalho apresenta uma abordagem quanti-qualitativa, com a utilização do método indutivo, o procedimento metodológico que norteou o desenvolvimento da pesquisa, é pautado na pesquisa de campo a partir da análise de dados coletados da pesquisa realizada com os professores/pesquisados. A sistematização de nossas observações e dados coletados nos permite ressaltar a importância da preparação, qualificação e formação continuada dos professores pedagogos, para que estejam preparados para a prática docente, possibilitando a alfabetização geográfica aos alunos dos anos iniciais do ensino sendo está basilar para as de mais séries do ensino fundamental, construindo um ensino aprendizagem de geografia significativo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Juliana de Almeida Nobrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title O ensino da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre formação docente e práticas pedagógicas em uma escola do campo de Queimadas-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta