Resumo:
O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi implementado no ano de 2018, por meio do Ministério da Educação (MEC) juntamente com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo principal objetivo é aperfeiçoar na prática o processo de formação de graduandos/as dos cursos de licenciatura. No presente trabalho, analisamos a experiência de imersão no Ensino Fundamental, anos iniciais, em uma escola municipal localizada na cidade de Campina Grande/PB, por meio do PRP, durante os meses de junho a dezembro de 2019, englobando a observação e a regência em uma sala de aula do 5º ano. Abordaremos a questão da formação docente, a partir da análise das atividades de formação, de observação e de regência de sala de aula. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi a observação participante, que consiste numa abordagem qualitativa do tema. Conclui-se que o PRP nos proporcionou redimensionar os referenciais teórico-metodológicos estudados durante o curso de Licenciatura em Pedagogia. Ao promover essa aproximação do/a graduando/a em um curso de licenciatura com o ambiente escolar por um período de 18 meses, o PRP permitiu que construíssemos uma base mais sólida, com menos insegurança acerca de aspectos mais complexos como planejar e realizar uma aula, que recursos utilizar ou como lidar com as relações e emoções envolvidas no processo, bem como mais simples como a melhor letra para escrever no quadro.
Descrição:
OLIVEIRA, J. F. Reflexões sobre o processo de imersão no ensino fundamental por meio do Programa Residência Pedagógica. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.