UEPB - Repositório Digital

Reflexões sobre o processo de imersão no ensino fundamental por meio do Programa Residência Pedagógica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Jaqueline Farias de
dc.date.accessioned 2022-01-25T19:50:05Z
dc.date.available 2022-01-25T19:50:05Z
dc.date.issued 2021-10-14
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25516
dc.description OLIVEIRA, J. F. Reflexões sobre o processo de imersão no ensino fundamental por meio do Programa Residência Pedagógica. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi implementado no ano de 2018, por meio do Ministério da Educação (MEC) juntamente com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo principal objetivo é aperfeiçoar na prática o processo de formação de graduandos/as dos cursos de licenciatura. No presente trabalho, analisamos a experiência de imersão no Ensino Fundamental, anos iniciais, em uma escola municipal localizada na cidade de Campina Grande/PB, por meio do PRP, durante os meses de junho a dezembro de 2019, englobando a observação e a regência em uma sala de aula do 5º ano. Abordaremos a questão da formação docente, a partir da análise das atividades de formação, de observação e de regência de sala de aula. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi a observação participante, que consiste numa abordagem qualitativa do tema. Conclui-se que o PRP nos proporcionou redimensionar os referenciais teórico-metodológicos estudados durante o curso de Licenciatura em Pedagogia. Ao promover essa aproximação do/a graduando/a em um curso de licenciatura com o ambiente escolar por um período de 18 meses, o PRP permitiu que construíssemos uma base mais sólida, com menos insegurança acerca de aspectos mais complexos como planejar e realizar uma aula, que recursos utilizar ou como lidar com as relações e emoções envolvidas no processo, bem como mais simples como a melhor letra para escrever no quadro. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra. Francisca Pereira Salvino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Formação do professor pt_BR
dc.title Reflexões sobre o processo de imersão no ensino fundamental por meio do Programa Residência Pedagógica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta