UEPB - Repositório Digital

Alfabetização: implicações e desafios no processo de aprender a ler e a escrever no ensino remoto

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Maria Cecília Diniz de
dc.date.accessioned 2022-02-19T19:50:39Z
dc.date.available 2022-02-19T19:50:39Z
dc.date.issued 2021-10-06
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25873
dc.description ARAÚJO, M. C. D. Alfabetização: implicações e desafios no processo de aprender a ler e a escrever no ensino remoto. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental é o pilar que sustenta e propicia o desenvolvimento das habilidades necessárias para que as demais aprendizagens escolares nas diversas áreas do conhecimento possam acontecer. É a base para o desenvolvimento de práticas de leitura e de escrita, por intermédio da produção de diversos gêneros textuais, de maneira que compreenda o que lê e o que produz, bem como, a inserção em práticas sociais mais amplas, tornando-se o sujeito de sua própria história. Assim sendo, este artigo tem o objetivo geral de refletir acerca das implicações no processo de aprender a ler e a escrever no ensino remoto, numa classe multisseriada, em uma das escolas da zona rural no município de Puxinanã-PB. Nesse sentido, a metodologia deste estudo baseou-se numa pesquisa qualitativa, uma vez que houve a aplicação de um questionário a uma professora da turma multisseriada de uma escola da zona rural do município de Puxinanã-PB, na qual foram abordadas questões sobre a alfabetização, em meio aos desafios enfrentados no ensino remoto. Com isso, nos ancoramos nos estudos de alguns autores, tais como: Cagliari (1997), Ferreiro e Teberosky (1999), Mendonça e Mendonça (2007), entre outros. Compreendemos o quão é difícil o papel do Alfabetizador em esforçar-se para possibilitar o processo de aprendizagem de qualidade, nesta realidade pandêmica – COVID-19 –, sobretudo, se levarmos em consideração os mais diversos contextos sociais existentes, para isso é necessário a adoção de práticas que possibilitem ao aluno dar continuidade a sua trajetória de leitor e escritor em seu percurso escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Profª. Drª Maria do Socorro Moura Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.title Alfabetização: implicações e desafios no processo de aprender a ler e a escrever no ensino remoto pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta