Resumo:
A alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental é o pilar que sustenta e propicia o
desenvolvimento das habilidades necessárias para que as demais aprendizagens escolares nas
diversas áreas do conhecimento possam acontecer. É a base para o desenvolvimento de
práticas de leitura e de escrita, por intermédio da produção de diversos gêneros textuais, de
maneira que compreenda o que lê e o que produz, bem como, a inserção em práticas sociais
mais amplas, tornando-se o sujeito de sua própria história. Assim sendo, este artigo tem o
objetivo geral de refletir acerca das implicações no processo de aprender a ler e a escrever no
ensino remoto, numa classe multisseriada, em uma das escolas da zona rural no município de
Puxinanã-PB. Nesse sentido, a metodologia deste estudo baseou-se numa pesquisa qualitativa,
uma vez que houve a aplicação de um questionário a uma professora da turma multisseriada
de uma escola da zona rural do município de Puxinanã-PB, na qual foram abordadas questões
sobre a alfabetização, em meio aos desafios enfrentados no ensino remoto. Com isso, nos
ancoramos nos estudos de alguns autores, tais como: Cagliari (1997), Ferreiro e Teberosky
(1999), Mendonça e Mendonça (2007), entre outros. Compreendemos o quão é difícil o papel
do Alfabetizador em esforçar-se para possibilitar o processo de aprendizagem de qualidade,
nesta realidade pandêmica – COVID-19 –, sobretudo, se levarmos em consideração os mais
diversos contextos sociais existentes, para isso é necessário a adoção de práticas que
possibilitem ao aluno dar continuidade a sua trajetória de leitor e escritor em seu percurso
escolar.
Descrição:
ARAÚJO, M. C. D. Alfabetização: implicações e desafios no processo de aprender a ler e a escrever no ensino remoto. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.