Resumo:
A Arte como fonte de humanização proporciona aos sujeitos vários benefícios, entre estes a
inclusão de crianças, jovens e adultos com Necessidades Educacionais Especiais na educação
escolar, promovendo o diálogo e a participação em questões relativas ao contexto histórico,
social e cultural. No trabalho com a arte na educação é possível desenvolver por meio de suas
linguagens (Artes Visuais, Música, Dança e Teatro) diversas formas de expressão, de
comunicação, de pensamento, de emoção e sentimento. Conhecimentos importantes para
trabalhar a motivação, a autoestima no processo de inclusão escolar. A Convenção de
Salamanca em 1994, traz novo cenário da educação apoiando a proposta de equalização de
oportunidades para todos os cidadãos. Para efetivação das políticas de inclusão nas escolas, o
Ministério da Educação adotou a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da
Educação Inclusiva, objetivando políticas públicas que possibilitassem uma educação de
qualidade para todos. Dada à relevância da luta histórica pela inclusão no contexto escolar,
esta pesquisa objetiva mostrar a Arte como instrumento de humanização na Educação
Especial na perspectiva inclusiva. O interesse pela temática partiu da experiência com a Arte
Visual quando apoio escolar de alunos com NEE nas escolas da rede de Campina Grande-PB.
Dessas vivências, duas estão descritas nesse trabalho que irá somar a uma análise documental
de uma pesquisa qualitativa sobre o Ensino de Arte nas escolas municipais. Seis professoras
do ensino regular anos iniciais do Ensino Fundamental contribuíram com as informações que
foram coletados a parir de questionário online. Entre outros questionamentos focamos em como
vendo desenvolvido o Ensino de Arte nas escolas, as dificuldades enfrentadas no processo de
inclusão com alunos NEE; dificuldades desses alunos referentes a interação e socialização;
concepção de Arte; mudanças observadas nos alunos nas aulas de Arte; conteúdos estudados
para o planejamento das aulas. Ressalta-se a importância de aprofundamento da temática em
estudos posteriores.
Descrição:
GOMES, M. G. A arte como instrumento de humanização na educação especial na perspectiva inclusiva. 202. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.