UEPB - Repositório Digital

A arte como instrumento de humanização na educação especial na perspectiva inclusiva

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Maria da Guia
dc.date.accessioned 2022-02-19T19:54:07Z
dc.date.available 2022-02-19T19:54:07Z
dc.date.issued 2021-10-14
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25875
dc.description GOMES, M. G. A arte como instrumento de humanização na educação especial na perspectiva inclusiva. 202. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A Arte como fonte de humanização proporciona aos sujeitos vários benefícios, entre estes a inclusão de crianças, jovens e adultos com Necessidades Educacionais Especiais na educação escolar, promovendo o diálogo e a participação em questões relativas ao contexto histórico, social e cultural. No trabalho com a arte na educação é possível desenvolver por meio de suas linguagens (Artes Visuais, Música, Dança e Teatro) diversas formas de expressão, de comunicação, de pensamento, de emoção e sentimento. Conhecimentos importantes para trabalhar a motivação, a autoestima no processo de inclusão escolar. A Convenção de Salamanca em 1994, traz novo cenário da educação apoiando a proposta de equalização de oportunidades para todos os cidadãos. Para efetivação das políticas de inclusão nas escolas, o Ministério da Educação adotou a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, objetivando políticas públicas que possibilitassem uma educação de qualidade para todos. Dada à relevância da luta histórica pela inclusão no contexto escolar, esta pesquisa objetiva mostrar a Arte como instrumento de humanização na Educação Especial na perspectiva inclusiva. O interesse pela temática partiu da experiência com a Arte Visual quando apoio escolar de alunos com NEE nas escolas da rede de Campina Grande-PB. Dessas vivências, duas estão descritas nesse trabalho que irá somar a uma análise documental de uma pesquisa qualitativa sobre o Ensino de Arte nas escolas municipais. Seis professoras do ensino regular anos iniciais do Ensino Fundamental contribuíram com as informações que foram coletados a parir de questionário online. Entre outros questionamentos focamos em como vendo desenvolvido o Ensino de Arte nas escolas, as dificuldades enfrentadas no processo de inclusão com alunos NEE; dificuldades desses alunos referentes a interação e socialização; concepção de Arte; mudanças observadas nos alunos nas aulas de Arte; conteúdos estudados para o planejamento das aulas. Ressalta-se a importância de aprofundamento da temática em estudos posteriores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Ma. Rosemary Alves de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino de arte pt_BR
dc.subject Ensino regular pt_BR
dc.subject Necessidade educacional especial pt_BR
dc.title A arte como instrumento de humanização na educação especial na perspectiva inclusiva pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta