Resumo:
O presente artigo versa sobre uma pesquisa de natureza qualitativa, amparada em
um levantamento bibliográfico, em artigos e sítios eletrônicos científicos, além da
aplicação de questionário em um sujeito com paralisia cerebral. Tem como objetivo
principal discutir o processo de escolarização de um jovem com paralisia cerebral.
Os dados demonstraram que a paralisia cerebral não é um fator impeditivo a vida
educacional do ser humano, assim como a paralisia cerebral não implica em perdas
cognitivas. Portanto, é importante o desenvolvimento de práticas inclusivas na sala
de aulas, mudanças estruturais nas escolas, currículos acadêmicos que se adaptem
às necessidades educacionais especiais do sujeito com paralisia cerebral, bem
como uma formação continuada que aborde os desafios de uma educação inclusiva
para o corpo docente e demais trabalhadores das unidades escolares.
Descrição:
LIMA, A. C. C. O processo de escolarização de um jovem com paralisia cerebral: desafios na inclusão escolar. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.