UEPB - Repositório Digital

Práticas de leituras de estudantes secundaristas: reflexões educomunicativas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ribeiro Filho, Rosálvaro
dc.date.accessioned 2013-12-03T17:35:11Z
dc.date.available 2013-12-03T17:35:11Z
dc.date.issued 2013-12-03
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2601
dc.description RIBEIRO FILHO, R. Práticas de leituras de estudantes secundaristas: reflexões educomunicativas. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo, em linhas gerais e através de uma pesquisa descritiva, busca identificar as práticas de leituras de estudantes secundaristas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Hortensio de Souza Ribeiro – PREMEN – localizada na cidade de Campina Grande – PB. Neste sentido, o trabalho parte da seguinte questão-problema: quais os interesses de leituras de alunos secundaristas em fase final de curso? Os objetivos específicos da pesquisa podem ser destacados da seguinte forma: realizar um estudo teórico sobre a leitura e a Educomunicação, identificar os principais gostos/hábitos de leitura dos alunos envolvidos na pesquisa e refletir sobre a importância de se estimular no contexto do ensino práticas de leituras da mídia. Do ponto de vista teórico, a pesquisa obteve contribuições advindas de estudiosos como Bakhtin (1997), Ferrari (2007), Melo e Tosta (2008), Neves (2009), Orlandi (1999), dentre outros. Os resultados da pesquisa apontam a baixa prática de leitura da mídia, sobretudo jornalística, desses alunos, atingindo, por exemplo, em ambientes virtuais, a porcentagem de 60% o entretenimento. Não queremos dizer que a Internet não tenha a função de entreter: tem, mas não há nela apenas esta função. É preciso que a escola incentive os alunos a lerem não como um castigo – como culturalmente conhecemos que o aluno bagunceiro deve ir para a biblioteca ler –, mas como uma necessidade social/intelectual. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Manassés Morais Xavier pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educomunicação pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.title Práticas de leituras de estudantes secundaristas: reflexões educomunicativas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta