Resumo:
Este trabalho consiste em pesquisa realizada em uma Creche e Pré-escola da rede Municipal de Campina Grande-PB, no período de maio a dezembro de 2020 e de março a agosto de 2021. O objetivo constituiu em analisar as interações entre o apoio escolar e uma criança com deficiência visual, que cursa o Pré-escolar II, durante o contexto das aulas remotas. A metodologia utilizada foi um estudo de caso e a técnica utilizada para a produção dos dados foi a pesquisa-ação. O referencial teórico compõe-se de documentos oficiais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 2010); a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017); a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), além de Bruno (2006); Sá; Campos e Silva (2007); Xavier e Serafim (2020), dentre outros. Destacamos que os resultados da pesquisa foram satisfatórios, pois a criança interagiu com o apoio escolar através das atividades pedagógicas propostas, por meio do aplicativo WhatsApp. É fundamental que a criança com deficiência receba um apoio escolar que acolha, estimule, incentive, proponha adaptações de atividades pedagógicas. A relação da família com a instituição de educação infantil é de suma importância, para que possam ser desenvolvidas ações/interações com a criança, para que a criança tenha o direito a uma educação inclusiva e de boa qualidade, principalmente diante do contexto pandêmico atual.
Descrição:
MEDEIROS, L. E. M. O WhatsApp como ferramenta para a inclusão de uma criança com deficiência visual na pré-escola, no contexto da pandemia. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.