UEPB - Repositório Digital

O WhatsApp como ferramenta para a inclusão de uma criança com deficiência visual na pré-escola, no contexto da pandemia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Medeiros, Larissa Elvira de Melo
dc.date.accessioned 2022-03-26T19:24:26Z
dc.date.available 2022-03-26T19:24:26Z
dc.date.issued 2021-09-23
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26109
dc.description MEDEIROS, L. E. M. O WhatsApp como ferramenta para a inclusão de uma criança com deficiência visual na pré-escola, no contexto da pandemia. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho consiste em pesquisa realizada em uma Creche e Pré-escola da rede Municipal de Campina Grande-PB, no período de maio a dezembro de 2020 e de março a agosto de 2021. O objetivo constituiu em analisar as interações entre o apoio escolar e uma criança com deficiência visual, que cursa o Pré-escolar II, durante o contexto das aulas remotas. A metodologia utilizada foi um estudo de caso e a técnica utilizada para a produção dos dados foi a pesquisa-ação. O referencial teórico compõe-se de documentos oficiais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 2010); a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017); a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), além de Bruno (2006); Sá; Campos e Silva (2007); Xavier e Serafim (2020), dentre outros. Destacamos que os resultados da pesquisa foram satisfatórios, pois a criança interagiu com o apoio escolar através das atividades pedagógicas propostas, por meio do aplicativo WhatsApp. É fundamental que a criança com deficiência receba um apoio escolar que acolha, estimule, incentive, proponha adaptações de atividades pedagógicas. A relação da família com a instituição de educação infantil é de suma importância, para que possam ser desenvolvidas ações/interações com a criança, para que a criança tenha o direito a uma educação inclusiva e de boa qualidade, principalmente diante do contexto pandêmico atual. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Lenilda Cordeiro de Macêdo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.subject Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC's pt_BR
dc.title O WhatsApp como ferramenta para a inclusão de uma criança com deficiência visual na pré-escola, no contexto da pandemia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta