Resumo:
Neste artigo, investigamos as transformações na produção discursiva de anúncios publicitários de cerveja produzidos no contexto pandêmico da Covid-19. À proporção que as sociedades passam por mudanças significativas, a publicidade se adequa às modificações socioculturais, a fim de transmitir ao consumidor uma mensagem assertiva e condizente com o contexto. Definimos como principais objetivos deste trabalho identificar as mudanças que aconteceram na publicidade de cerveja em virtude da pandemia da Covid-19 e investigar, à luz dos conceitos memória discursiva e efeitos de sentido, a construção de discursos produzidos por três anúncios publicitários. Para tanto, tivemos o embasamento teórico de Courtine (2009) Pêcheux (2015), Orlandi (2015) Bigal (1999), Carvalho (2007), Vestergaard & SchrØder (2004), entre outros. Com relação à natureza desse estudo, pode-se afirmar que possui uma abordagem de pesquisa bibliográfica, por compreender que o estudo bibliográfico consiste em pesquisas realizadas através de leituras de jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias e assim por diante. O método escolhido é o qualitativo, que tem um caráter exploratório. Verificamos que a publicidade de cerveja passou por mudanças expressivas no modo de anunciar, uma vez que os discursos anteriores à pandemia estimulavam os consumidores a partilharem momentos com amigos e hoje, por causa das recomendações da Organização Mundial de Saúde, a produção discursiva publicitária incentiva, por meio de um discurso educativo, que os cuidados preventivos ao contágio façam parte da rotina de cada pessoa.
Descrição:
ANDRADE, E. C. T. As transformações na produção discursiva de anúncios publicitários de cerveja veiculados durante a pandemia da covid-19. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022.