Resumo:
Considerando que há uma forte presença da dor, do sofrimento e do isolamento nas obras da artista Frida Kahlo, e sabendo que a arte beneficia a saúde emocional, facilita o caminho da expressividade, do autoconhecimento, e proporciona bem estar para a mente e para o corpo, pesquisa-se sobre a arte pós-leitura da obra e vida da artista Frida Kahlo como forma de motivar os educandos no ensino/aprendizagem da Língua Espanhola. O objetivo central do trabalho é o ensino/aprendizagem da Língua Espanhola tendo por apoio a vida e obra de Frida Kahlo. O Presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa de revisão de literatura, exploratória e descritiva resultado de um Minicurso online em tempos de Pandemia da COVID-19 que teve o apoio do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na qual foi produzido um e-book contendo obras dos educandos produzidas, em uma quarentena, durante o minicurso online. A exemplo da vida de Frida Kahlo que viveu por muitos momentos de solidão conseguiu produzir suas obras de forma espetacular, assim, os educandos durante o minicurso também vivenciaram momentos de solidão por causa da pandemia se esforçaram e produziram suas obras e se sentiram motivados a aprender uma Língua Estrangeira. O ensino da Língua Espanhola além de ser uma necessidade usual no contexto atual é uma grande aliada na aprendizagem dos alunos em virtude de possibilitar o acesso a outras culturas, o que torna o educando bem mais preparado para a vida em sociedade e para o mercado de trabalho. Visto que a dificuldade de locomoção acompanhou a pintora mexicana durante toda sua vida e que muitas vezes foi alvo de violência e descriminação e ao estudar a vida e obra de Frida Kahlo, foi visto que os educandos compreenderam a necessidade de romper as barreiras da discriminação e abriram seus olhares para a inclusão. Como resultado da nossa pesquisa podemos ver que a arte descrita nas obras de Frida Kahlo pode proporcionar aos educandos uma reflexão sobre o processo de criação do indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade, raciocínio, promovendo o autoconhecimento e a autonomia, além de fazer com que o educando reflita sobre os problemas de locomoção e a inclusão, ademais de ser um recurso facilitador e motivador no ensino/aprendizagem da Língua Espanhola. Como pressuposto teórico, utilizaremos autores como HERRERA (2011), VYGOTSKY (2001), FREIRE (1996), LEFFA (2016), entre outros autores que tratam questões sobre os temas correlatos.
Descrição:
CARDOSO, G. A. A arte de Frida Kahlo: motivação no processo ensino/aprendizagem da língua espanhola. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.