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Historicamente, o Brasil é um país que apresenta uma vasta diversidade
cultural e étnica, situação que acabou por ocasionar certo antagonismo estrutural na
sociedade, já que as diferenças étnicas acabaram por influenciar o contexto político,
econômico e social de toda a população. Tais distorções atingiram um ponto
fundamental: a educação. Nesse aspecto, convém destacar que muito embora a
educação esteja prevista como um direito fundamental à existência humana, a
realidade não é a que se apresenta e, portanto, encontra-se o seguinte problema: É
possível que no Brasil se identifique um equilíbrio político-jurídico educacionalmente
falando? No intuito de responder o referido questionamento, apresentar-se como
objetivo geral analisar a possibilidade de equacionar o equilíbrio jurídico político frente
à diversidade do sistema social brasileiro. E, como objetivos específicos, compreender
a importância da educação no sistema brasileiro, identificar quais os aspectos que
colidem com a prestação integral do serviço educacional para a sociedade e, por fim,
analisar a viabilidade de políticas públicas que favoreçam a construção de uma
sociedade com acesso pleno à educação. Visando alcançar os objetivos propostos,
utiliza-se do método indutivo, a partir de dispositivos legais e casos concretos a fim de
encontrar uma resposta geral ao problema. Quanto aos fins, trata-se de pesquisa
descritiva-exploratória, por tentar-se esclarecer e desenvolver conceitos e ideias.
Finalmente, quanto aos meios, a pesquisa bibliográfica se revelou a escolha mais
pertinente, haja vista a necessidade de estudos sobre textos, como livros, notícias e
julgados. Realizaram-se buscas em sites na Internet dos artigos mais recentes sobre
o tema abordado, além da revisão teórica se amparar em alguns livros clássicos da
doutrina das Ciências Jurídicas, como também nas leis e tratados internacionais
assinados pelo Brasil. Procuramos delinear a trajetória dos Direitos Humanos, desde
suas primeiras concepções até a sua realidade na contemporaneidade. Ao final do
presente estudo foi possível compreender os desafios inerentes à sociedade
brasileira, no que se refere ao sistema educacional. Observou-se que a desigualdade
social no Brasil reveste-se de uma panorama histórico e que, mesmo tendo a previsão
legal na Constituição Federal e na Declaração Universal de Direitos Humanos, não é
padrão o cumprimento do acesso à educação para toda a população. Dessa maneira,
o sistema social acaba por apresentar desafios significativos no que se refere ao
acesso à educação e, o sucessivo descumprimento de metas e direcionamentos para
o pleno usufruto do direito fundamental. A realidade brasileira é de grande
desvalorização do cenário e precarização da educação e, por isso, faz-se necessária
a busca por um método capaz de equilibrar o antagonismo entre teoria e realidade. E,
* Bacharel em Direito, camillacsouza@gmail.com.
**Doutora, mestre, especialista em Direito Internacional; Analista de Comércio Exterior; Professora
Efetiva da UEPB; Consultora e Pesquisadora.
muito embora o desafio seja real, a busca por políticas públicas integrativas que
auxiliem a redução das desigualdades, como programas de FIES, cotas universitárias,
educa Brasil e PROUNI são exemplos que mostram a possibilidade de equilíbrio nesta
relação jurídico-política. |
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